Curso de Formação
Uma escrita criativa para «dizer(-me) outra vez»: poéticas e políticas da emigração
2 de junho de 2018, 14h00
Sala 2, CES | Alta > Inscrições abertas

Apresentação

[Existiu uma primeira sessão deste curso no dia 12 de maio de 2018 | Informações AQUI]

Criar uma forma de linguagem é criar uma forma de realidade, como Wittgenstein nos sugere. Mas, porque a linguagem nos fala, tal como Freud e Foucault também demonstraram, impondo-nos, ainda hoje, o pensamento abissal a que Boaventura de Sousa Santos se refere na sua reflexão sobre a modernidade, talvez a escrita criativa se torne, não um modismo disciplinar, mas um instrumento político necessário para revelar mecanismos poderosos (sobretudo porque invisíveis) de subalternização e apagamento criativo.

A escrita criativa deve ativar o potencial criativo de cada cidadão e de cada cidadã (Bernestein) para que a sua visão invisibilizada e apagada da realidade possa finalmente falar de si: como espaço agonista e como espaço de alternativa. Partindo de um modelo não-comunicativo de linguagem (Lecercle), as sessões de escrita criativa que se pretendem desenvolver partem destes pressupostos teóricos para, através de exercícios aplicados ao longo de mais de 20 anos de investigação e de prática docente, abrir um espaço de experimentação linguística mais livre em que outras visões da realidade da experiencia da emigração se tornem possíveis. A discussão em grupo pelos autores e autoras dos textos produzidos e a análise complementar da docente responsável, trarão um aporte diferente e linhas de observação que poderão funcionar como suporte ou alternativa a outro tipo de análise.

A inscrição no curso é gratuita, mas obrigatória, estando limitada a 20 participantes. Pretende-se que, preferencialmente, os formando sejam descendentes de emigrantes portugueses.

Atividade no âmbito do projeto Na Ponta da Língua: Histórias, Memórias e Inovação na Emigração

 

Nota biográfica da formadora

Graça Capinha é Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC), Secção de Anglo-Americanos, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), e Investigadora do Centro de Estudos Sociais-Laboratório Associado (CES). É doutorada em Literatura Norte-Americana pela Universidade de Coimbra. Foi diretora do Instituto de Estudos Norte-Americanos, membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico da FLUC, do Conselho Científico do DLLC-FLUC e da Direção do CES. Co-organizou e co-dirigiu vários Programas inter- e transdisciplinares de 3º ciclo, o último dos quais "Discursos: História, Cultura e Sociedade" (FLUC/FEUC/CES), em curso. Foi também responsável pela criação e a docência do 1º MOOC (Massive Open Online Course) na universidade portuguesa, intitulado "Escrita Criativa: A Outra Tradição".

Tem lecionado em vários cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento no domínio da literatura inglesa e norte-americana, da poética e da poesia contemporâneas, bem como da escrita criativa e da tradução literária. Foi Investigadora Responsável dos Projetos Coletivos Novas Poéticas de Resistência: O Séc. XXI em Portugal (FCT/CES - 2011) e Emigração e Identidade (JNICT/CES - 1997), tendo participado na equipa de investigação de vários outros projetos, dentro e fora de Portugal, sobre poesia e poética, e sobre emigração. Integra, atualmente, o Grupo de Investigação "Intersexualidades/Intersexualities" do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto. Entre 1991 e 1999, esteve ligada ao Poetics Program, da State University of New York (SUNY at Buffalo, EUA), aí tendo trabalhado com alguns nomes da poesia e da teoria L=A=N=G=U=A=GE. De 2001 a 2002, foi docente de Poética em vários cursos intensivos para músicos no Centro para o Estudo das Artes de Belgais, dirigido pela pianista Maria João Pires.

Co-organizadora dos Encontros Internacionais de Poetas da FLUC (1992 e 2001), foi também a principal responsável pela criação do Programa de Poetas em Residência da FLUC, programa que coordenou (2007-2012). Dirigiu a Oficina de Poesia. Revista da Palavra e da Imagem (FLUC, Reitoria da UC e CES, 1997- 2013). Co-coordena a série Literatura e Artes da Coleção CES/Almedina. As suas publicações, dentro e fora de Portugal, centram-se na temática da poética contemporânea (sobretudo norte-americana e portuguesa), na sua relação com questões de âmbito social e político, nomeadamente as relacionadas com as identidades e a emigração.

Inscrição

Parceiros

Apoios